Dor nas Costas

Não é incomum nos depararmos com as pessoas se queixando de dor nas costas.

E incomoda, queima.

A lombalgia ou dor nas costas ou lombar  comete jovens e adultos e mais de 85% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sofreu ou irá sofrer um episódio de dor lombar em suas vidas.
A rotina agitada, a má postura, excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas da dor lombar.

Não é por acaso que a expressão “dor nas costas” nunca foi tão pesquisada como nos últimos meses no Brasil. Desde fevereiro de 2020, quando o país registrou o primeiro caso de contaminação por covid-19, a busca pelo termo cresceu 76%. O pico foi em abril, de acordo com o Google Trends, o serviço de análise de tendências do buscador.

Considerada como um sintoma e não uma doença, a lombalgia não é um sintoma da Covid-19, porém a pandemia mudou a rotina das pessoas. O distanciamento social é tido pelos especialistas como a melhor forma de evitar o contágio em massa e preservar o sistema de saúde.

Sendo assim, as medidas mais duras de isolamento, exigiram que as empresas se adaptassem à realidade e colocassem seus colaboradores em home office. O ambiente confortável do escritório foi trocado, pela maioria, para a mesa de jantar da sala ou da cozinha, ou por algum cômodo adaptado para desenvolver as atividades profissionais. Mudança que desencadeou o crescimento por esse tipo de queixa.

A prevenção é sempre a melhor alternativa.

Confira algumas dicas para evitar as dores nas costas.

A prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, atenção à postura e período de sono entre seis e oito horas são fatores importantes que ajudam a evitar esse tipo de dor.
Além disso, evitar longos períodos na mesma posição e sempre que puder faça intervalos ficando em pé e fazer alongamento.

Mas atenção: praticar exercícios e alongamento sempre a partir de orientações de profissionais habilitados.

E você? Já sentiu dor nas costas?

 

 

Leave a Reply

Categorias

Comentários

    Abrir conversa
    Tem alguma dúvida?
    Olá! Meu nome é Gabriel. Como posso te ajudar?